Mestrandos realizam seminário sobre demandas populares
por Ana Carolina Figueira e Talyta Magano
|
Parte de Comissão Organizadora (foto de Talyta Magano) |
Com o tema “Educação e demandas populares”, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) realizaram o “III Seminário dos discentes”, nos dias 26, 27 e 28. O objetivo foi abrir um debate, dentro da Universidade, sobre assuntos que não fazem parte do cotidiano e as pessoas acabam desconhecendo. Como esclarece Régis Teixeira, mestrando do programa, membro da comissão organizadora do evento:
– As demandas populares seriam as necessidades, situações e questões sociais que nós debatemos no mestrado e que estão presentes no cotidiano de todo brasileiro. Como é o caso dos indígenas, favelados, quilombolas e do grupo social MST.
O seminário é uma atividade acoplada à grade do programa, proposto em 2009 pela primeira turma de mestrandos. Porém, nesta terceira edição, houve uma proposta inovadora por parte dos organizadores, com o intuito de inovar e se diferenciar das edições anteriores. Como, por exemplo, no terceiro dia em que foi debatida a questão da educação socioambiental, com uma visão crítica e ampla sobre o tema. Um dos palestrantes, o professor Mauro Guimarães (UFRRJ), ressaltou a necessidade “de ver o ambiental não somente como uma palavra ligada ao verde, à natureza, mas incluir a sociedade e sua relação com o meio em que vive”.
|
Integrantes da bancada do seminário, (foto de Talyta Magano) |
O evento contou com a presença da professora. Ana Maria Dantas, vice-reitora de pós-graduação, que direcionou o tema para a formação de profissionais que capazes de conduzir a educação socioambiental de maneira interessante em sala de aula. Além de participar da mesa, a vice-reitora colaborou com a logística, que foi muito prejudicada, devido a imprevistos como a greve. Outra importante colaboradora, segundo Monique Lima, jornalista e aluna do programa, foi a vice coordenadora do PPGEduc, professora Célia Otranto: “Ela se disponibilizou completamente para ajudar no que fosse preciso, nos dando todo o auxílio necessário”.